FANDOM

Super deformed (super deformado em tradução literal) ou SD é um estilo de caricatura proveniente do Japão. Nesse estilo, muito semelhante ao chibi (muitas vezes os dois são considerados a mesma coisa), o corpo dos personagens é desenhando de maneira desproporcionado e pouco detalhado, normalmente "gorduchos", braços e pernas pequenos e cabeças grandes, lembrando crianças ou versões infantis do que está sendo desenhado (daí a semelhança entre chibi e super deformed).

Mídia japonesa

O estilo super deformed é parte da cultura japonesa e é visto em todos os lugares, de propagandas e placas de metrô a animes e mangás.

É normalmente usado no anime e no mangá em breves momentos para mostrar uma emoção extrema e exagerada, como raiva ou surpresa, que normalmente seria difícil de representar ou ficaria estranho se desenhado de forma mais realística. O estilo é feito para ser fofo e é normalmente usado com propósito humorístico em certas partes de uma história.

No RPG Maker

Face-sd.png

Exemplo de faceset do estilo SD.

Esse estilo de caricatura japonesa é utilizado amplamente em jogos criados no RPG Maker VX, onde existem pacotes gráficos com versões super deformed dos facesets presentes no RTP.

Proporções

As proporções são normalmente medidas usando "cabeças" como um guia. Considera-se que um adulto comum meça de sete (1:7) a sete cabeças e meia de altura.

A cabeça de um personagem no estilo super deformed equivale a normalmente um terço (1:3)[1] ou metade (1:2) da altura total do personagem,[2] normalmente uma proporção áurea (38 %), com os olhos ocupando a maior parte da cabeça.[carece de fontes] Alguns artistas podem usar proporções diferentes. Existem outras proporções exageradas que são populares em animes, mas não são consideradas super deformed.[carece de fontes]

Ver também

Referências

  1. "A Super Deformed Tutorial" no Bakaneko.com (em inglês). Página visitada em 19 de dezembro de 2009.
  2. "Chibi Drawing!" no Polykarbon.com (em inglês). Página visitada em 19 de dezembro de 2009.

Ligações externas

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória