FANDOM

Scene (cena em português) é um script simples usado no RGSS para construir uma interface. Essa interface pode ser, por exemplo, um menu principal. Por padrão, tanto o RPG Maker XP quanto o RPG Maker VX possuem 15 cenas usadas para criar as bases do jogo, como a Scene_Title ou a Scene_Gameover que servem respectivamente para criar a cena título e a tela de fim de jogo.

Apesar das scenes serem scripts simples, requer-se um conhecimento básico de programação e RGSS para poder entender como elas funcionam. Tendo este conhecimento, o programador poderá fazer várias scenes que não estão por padrão no jogo. É comum ver scenes que utilizam imagens, visto que fazem um aprimoramento no visual do jogo.

Scenes no RPG Maker VX

No RPG Maker VX todas as Scenes são sub-classes de Scene_Base. Dessa forma, não é necessário definir um método main contendo o ciclo principal, a inicialização e a destruição da Scene. Pode-se, para o mesmo efeito, definir os seguintes métodos (opcionais): start, perform_transition, post_start, update, pre_terminate e terminate. Isso reduz o tamanho do código e o deixa mais organizado.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória