FANDOM


Screenplay example

Exemplo de como um roteiro realmente é.

O termo roteiro é associado fora do "mundo maker" como um texto para espetáculo audiovisual. Um roteiro serve como guia para apresentações teatrais, filmes ou seriados durante o ensaio, onde cada ator possui sua fala. Além disso se encontra no roteiro descrições de cena e como os personagens se sentem dependendo da situação.

Porém, no RPG Maker, o termo roteiro é associado a qualquer texto que conte a história de um jogo em criação. Não há necessidade de no roteiro existir descrições de cenas ou de entonações do personagem, basta possuir uma narração para ser considerado um roteiro. Essa confusão entre roteiro e narrativa se deve provavelmente à origem amadora daqueles que criam seus jogos com essa ferramenta, que tem como única fonte de inspiração e modelo os livros de ficção, ou histórias que lêem em geral.

Aquele que escreve o roteiro do jogo é chamado de roteirista.

O roteiro no RPG Maker

A função de um roteirista é de desenvolver a história do jogo. Devido à escrita ser semelhante a de narrações ficcionais, o roteirista irá se focar na descrição dos lugares dos eventos e na narração dos personagens, como se estivesse narrando uma história em terceira pessoa.

Essa é uma área pouco desenvolvida se comparada com as outras áreas, como o pixel art e o RGSS. Isso se deve pois não é necessário ter um conhecimento específico sobre o assunto para poder começar a escrever, tanto que na maioria dos projetos o próprio criador é o escritor da história.


Quill and ink Este artigo é um esboço sobre a criação de roteiros. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória