FANDOM

Os recursos sonoros são sons variados usados em jogos para aumentar a interatividade deste com o jogador. Os efeitos sonoros variam desde uma música, o som de um cursor ou o ataque de uma espada.

RPG Maker

Para facilitar a criação de jogos, o RPG Maker divide seus recursos sonoros em quatro categorias: BGM, BGS, MFX e SFX.

Interface som rmxp.PNG

Teste de Som do RPG Maker XP que permite o usuário testar os recursos sonoros.

BGM

O BGM (abreviação de Background Music) são as músicas que tocam no mapa. Esse recurso é muito importante, por que dá características únicas ao jogo. Na maioria da vezes, o BGM está presente em formato MID, visto que é leve e fácil de ser encontrado.

BGS

O BGS (abreviação de Background Sound) são os sons de fundo do mapa. É muito útil, por exemplo, quando se quer reproduzir um efeito de chuva. Além disso, o BGS é usado no formato OGG, por manter boa qualidade e taxa de compressão. O BGS é comumente utilizado em conjunto do BGM, para criar uma melhor ambientação.

MFX

O MFX, ou ME (abreviação de Music Effects) é um som que é tocado no final da batalha, assim como em outras ocasiões, como quando o jogador ganha um item.

SFX

O SFX, ou SE (abreviação de Sound Effects) é o efeito sonoro do jogo. Tem muita importância, já que ele é usado no sistema de batalha, no cursor dos menus, até mesmo no mapa. Também usado no formato OGG, pela qualidade e taxa de compressão.

Formatos Suportados

O RPG Maker Suporta os seguintes formatos de áudio:

  • MID;
  • OGG;
  • WMA;
  • MP3;
  • WAV.
Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória