FANDOM


RPGTsukuru2.jpg

Capa do RPG Tsukūru 2.

RPG Tsukūru 2 (RPGツクール2?, "RPG Maker 2") é um editor de RPG exclusivo para o Super Nintendo. Esta ferramenta permite que o usuário crie seus próprios jogos no gênero RPG eletrônico. Ele foi lançado somente no Japão, no dia 31 de janeiro de 1996.[1] O jogo foi desenvolvido pela ASCII Entertainment.[1] De acordo com o site VGChartz, foram comprados pouco mais que 300 mil unidades no Japão.[2] Essa foi a segunda e última versão do RPG Maker para o Super Nintendo, após isso a série passou a ser lançada principalmente para o Microsoft Windows e para o console da Sony, o PlayStation.

Apesar de nunca ter sido lançado para fora do Japão, o jogo pode ser jogado através de um emulador para Super Nintendo, sendo que está disponível uma versão traduzida do jogo na internet, permitindo que pessoas que não saibam japonês possam utilizar a ferramenta.

Jogabilidade

Os jogadores podem criar seus próprios mundos, personagens (limitado a 12 personagens jogáveis) e até mesmo todos os vilões, incluindo o último chefão do jogo. Um navio, um dirigível e um meio de transporte devem ter um local designado no jogo. Enquanto cria o jogo, o jogador deve adicionar uma tela título, algumas informações básicas sobre o autor e todas as magias que serão usadas no jogo. Monstros também devem ser adicionadas, sendo que o editor vem com mais de sessenta imagens de monstros típicos de jogos de RPG, como insetos, dragões, criaturas de várias mitologias e até mesmo morto-vivos. Os jogadores devem decidir se os ataques serão feitos no terreno, como em masmorras, ou se serão relacionados a eventos. NPC também podem ser programados para falarem com jogador, vender itens como mercadores ou recuperar os heróis como dono de uma pousada.

RPG Tsukuru 2 edit.png

Tela de edição principal do jogo.

O jogo usa uma tecnologia rara chamada Super Turbo File. Mesmo sem usar um patch, jogos podem ser criados com essa ferramenta e ter até 70% de seu conteúdo em português. Apesar da história, itens, nomes de magias e de criaturas poderem ser traduzidos, os menus serão todos em japonês. Até três diferentes arquivos podem ser usados para salvar informações de jogos que estão sendo criados. Entretanto, o processo de criação de jogos pode ser demorado e entediante.

Mapeamento

Devido à maneira que foi criado, o jogo sempre possui um mapa-mundi, que é um mapa menor de 15x15 quadrados (16x16 quando contando a borda do mar obrigatória) que devem ser preenchidos para permitir que o jogo flua. Além do mapa-mundi, o jogador pode criar até um máximo de 128 outros mapas, sendo que o tamanho máximo de todos eles são de 16x16 quadrados. Cada mapa pode usar somente um tileset de 5 disponíveis (o tileset utilizado no mapa-mundi é único a ele e não pode ser utilizado em outros mapas).

RPG Tsukuru 2 tileset.png

Tileset para o mapa-mundi.

Cada tileset possui 256 peças diferentes, sendo que muitas peças são variações umas das outras, apenas com alguns itens trocados de lugar ou paredes invertidas. Isso se deve pois o sistema de mapeamento do jogo utiliza somente uma camada, sendo assim os objetos e outros itens já possuem um lugar definido no tile. A única exceção são os objetos adicionados através de eventos.

Para adicionar inimigos ao mapa, o jogador deve escolher uma das 16 telas disponíveis (que equivalem a 4x4 quadrados cada uma) e então selecionar quais monstros irão aparecer e qual a sua frequência.

Eventos

Apesar da simplicidade, é possível a criação de cinemáticas semelhantes às vistas em outros jogos para o Super Nintendo, como The Legend of Zelda ou Dragon Quest. Não existe um número máximo de eventos, mas, por defeito, cada evento pode ter no máximo quatro páginas (sendo que a partir da segunda, elas devem ter um pré-requisito para serem ativadas) e cada página pode ter um máximo de 40 comandos de evento, incluindo mensagens, efeitos de flash e outros.

Referências

  1. 1,0 1,1 Data de lançamento (em inglês). GameSpot. Página visitada em 13 de dezembro de 2010.
  2. RPG Tsukuru 2 (em inglês). Página visitada em 16 de dezembro de 2010.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória