FANDOM

RPGXPEquipe.gif

Parte do logotipo da ferramenta.

O RPG Maker XP é um motor de jogo para computador desenvolvido pela Enterbrain sucedendo o RPG Maker 2003. Abreviado de RMXP, ele é um dos programas mais famosos da série, por proporcionar uma grande liberdade de criar jogos em comparação com as engines anteriores. A sua maior mudança, comparando com o RPG Maker 2003, foi o RGSS. Visto que o RGSS permite qualquer pessoa com conhecimento de programação modificar toda a estrutura do jogo.

RTP

Assim como em qualquer outro RPG Maker, o RMXP necessita de um RTP para poder funcionar. Porém o download está disponível gratuitamente no site oficial.

Recursos

Gráficos

Em questão de gráficos, o RMXP suporta os formatos PNG e JPG, entretanto arquivos PNG são melhores por possuirem alta qualidade (32 Bit - Canal Alfa).

Áudio

Crystal Clear app xmag.pngVeja o artigo principal: Recursos Sonoros do RPG Maker

Os recursos sonoros são sons variados usados em jogos para aumentar a interatividade deste com o jogador. Os efeitos sonoros variam desde uma música, o som de um cursor ou o ataque de uma espada. Os formatos de áudio reconhecidos pela ferramenta são os mesmos que o de seu antecessor, o RPG Maker 2003, com exceção da adição da extensão .OGG.

RGSS

Crystal Clear app xmag.pngVeja o artigo principal: RGSS

Ruby Game Scripting System (abreviado de RGSS) é uma linguagem de script baseada na linguagem Ruby, devido à isto, o RGSS é uma língua de programação de alto nível e orientada à objetos, o que a torna ideal para a criação de jogos amadores por ser de fácil aprendizagem e de fácil manuseio.

Requerimentos do Sistema

Configuração Mínima
SO Windows 98 / 98SE / Me / 2000 / XP
CPU Intel PentiumIII 800MHz ou Superior
Memória 128 MB ou Superior
Vídeo Suporte à resolução 1024~768 e High Color (24 Bit) ou Superior
Áudio Suporte à DirectSound
HDD 100MB de Espaço Livre
Configuração Recomendada
SO Windows XP
CPU Intel Pentium4 1.5GHz ou Superior
Memória 256 MB ou Superior
Vídeo Suporte à resolução 1024~768 e True Color ou Superior
Áudio Suporte à DirectSound
HDD 500MB de Espaço Livre

Ver também

Ligações externas

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória