FANDOM


RPG Maker 2000.gif

Logotipo da ferramenta.

O RPG Maker 2000 (RM2K) é a segunda versão da série RPG Maker de programas desenvolvidos pela Enterbrain e publicados pela ASCII para o Windows.[1]

História

RPG Maker 2000 foi originalmente lançado como RPG Tsukūru 2000 (RPGツクール2000) em abril de 2000 no Japão. Apesar de que, fora do Japão ele apenas recebeu baixa distribuição na Coréia do Sul e em Taiwan, ele sofreu várias traduções ilegais para várias línguas e distribuição ilegal via Internet. Enterbrain mais tarde lançou uma versão menos cara, RPG Tsukūru 2000 Value!, em maio, 2003, a qual incluiu várias mudanças, como por exemplo, a habilidade de usar uma grande quantidade de arquivos de imagem simultaneamente.

O RM2K foi o maker mais popular de seu tempo; sendo discutido em vários sites populares e sendo apreciado por uma grande base de usuários o ano inteiro.[2] Isso foi ampliado pelo fato de que muitos sites de RPG Maker se recusaram a adotar o RPG Maker 2003. RM2K foi escondido pelo RPG Maker 2003, mas foi esquecido pelo RPG Maker XP e não é mais tão popular quanto costumava ser. RPG Maker 2000 foi também um dos RPG Makers a ser traduzido e distribuído ilegalmente por um programador russo chamado Don Miguel.[3]

Características

Comparado ao RPG Maker 95, RM2K possui gráficos de menor resolução, usando tiles de 16x16 tiles ao invés de 32x32, mas possuí outras mudanças visuais, como o aumento do FPS, adição de efeitos especiais e efeitos de tempo. Ele também possui uma camada extra para os tiles, personagens que pulam, funções adicionais e caixas de mensagem personalizáveis.

Jogos notáveis

Originalmente, versões comerciais do RPG Maker 2000 possuíam sete "jogos de exemplo" como amostras para a criação de jogos. Eles não foram adicionados na versão americana traduzida por Don Miguel, enquanto ele incorporou seus próprios jogos de exemplo. Materiais incluídos nesses jogos são de uso gratuito e normalmente usados na criação de jogos de RPG.

  • Hanayome no Kammuri (花嫁の冠?, lit. "Coroa da Noiva"), por Shin Araki et al.
  • Abyss-Diver #0, por Kenji Shigetoshi
  • Kaizoku (海賊?, lit. "Piratas")
  • Queen Kū (クイーン・クー Kuīn Kū?), por Shinji Fukuda
  • III, por Makoto Yaotani
  • Ugomeku Yami no Toride (蠢く闇の砦?, lit. "Forte da Escuridão"), por Yuunya
  • Shuudouin (修道院?, lit. "Casa Religiosa"), por Yuwaka

Super Columbine Massacre RPG! é um jogo de RPG Maker 2000 criado por Danny Ledonne e lançado em Abril de 2005. O jogo recria o tiroteio no Colégio Columbine em 1999 perto de Littleton, Colorado. O jogo se inicia no dia do tiroteio e segue Harris e Klebold após seus suicídios em uma aventura ficcional para perdição. As reações ao jogo foram conflitantes; o título foi criticado por trivializar as ações de dois assassinos e a vida de inocentes, e dito como sofisticado.

Jogos brasileiros

Vários jogos tiveram boa repercussão no Brasil, nem que fosse pela quantidade de conteúdo que os mesmos traziam ou por realmente serem ótimos jogos.

Ver também

Referências

  1. GameSpy: RPG Maker 2000 (em inglês).
  2. Martin (03/06/02). A look at RPGmaker 2000, translated by Don Miguel. Página visitada em 2009-04-20.
  3. to "RPGMaker2K" Users. Enterbrain.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória