FANDOM


RPG Maker PS1

Capa do jogo.

RPG Maker (RPGツクール3?, "RPG Tsukuru 3") foi o primeiro RPG Maker da série a ser lançado para o PlayStation. Ele foi lançado no Japão pela ASCII no dia 27 de novembro de 1997[1] com o nome RPG Tsukuru 3 (sendo a contagem uma continuação do RPG Tsukūru 2, para o Super Nintendo) e em 19 de setembro de 2000 na América do Norte pela Agetec.[2] Na cronologia, o RPG Maker para o PlayStation foi lançado antes do RPG Maker 2000, uma das versões mais antigas para o computador ainda em uso, apesar de raro.

O RPG Maker permite a criação de RPGs 2D por pessoas inexperientes na criação de jogos, que podem então ser jogados por outras pessoas que possuam o RPG Maker e um cartucho com o jogo salvo. Assim como com o resto da série, o criador pode editar quase todos os aspectos do jogo, como os heróis, vilões, monstros, itens, masmorras e eventos.

Jogabilidade

Gráficos

Ps1 jogabilidade

Exemplo de um jogo feito no RPG Maker.

Ao contrário das versões que viriam a ser lançadas para o PlayStation 2 (o RPG Maker 2 e 3), os gráficos do RPG Maker são 2D, baseados em sprites, como acontece com as versões da ferramenta para o computador. Cada personagem possui apenas quatro padrões de movimento: cima, baixo, esquerda, direita.

Sistema de batalha

O sistema utilizado nessa ferramenta é semelhante ao presente por padrão no RPG Maker VX. As batalhas acontecem de forma aleatória enquanto o jogador anda em uma área definida como área de batalha. As batalhas acontecem por turno e quem possui a maior agilidade ataca antes. O jogador pode ter apenas quatro membros por vez no grupo (aspecto presente em toda a série a partir desse ponto) e a batalha termina quando um dos lados tem todos os seus combatentes mortos, caso seja os inimigos, o jogador ganha dinheiro e experiência, caso sejam os aliados, a tela de Game Over aparece.

Entretanto, é possível criar batalha especiais através do uso de eventos. A batalha pode ser definida para terminar quando um dos lados é derrotado ou quando um certo número de turnos já passou. Essas batalhas são normalmente utilizadas para os chefões.

Quando o jogador atinge uma certa quantidade de experiência, ele evolui para o próximo nível. A quantidade de experiência para evoluir aumenta a cada nível, porém ao atingir o nível 22, a quantidade de experiência para o próximo nível passa a ser estática.

Anime Maker

AnimeMaker PS1

Tela do Anime Maker.

O Anime Maker é uma ferramenta que vem junto com o RPG Maker e serve para permitir que o criador faça seus próprios desenhos para seu jogo (personagens, fundos de batalha e faces), dando assim mais originalidade.[3] Esse programa veio junto unicamente dessa versão do jogo, não passando para o RPG Maker 2 pois esse possuía gráficos 3D.

Referências

  1. Informação de lançamento (em Inglês). Página visitada em 11 de março de 2011.
  2. Sumário de lançamento (em Inglês). Página visitada em 11 de março de 2011.
  3. Review do RPG Maker (em inglês). Página visitada em 11 de março de 2011.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória