Fandom

RPG Maker Wiki

Pixel Art

212páginas nessa wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Semana2agosto2010.png

Exemplo de um char criado com pixel art.

O Pixel Art (arte com pixels, em tradução livre), por vezes abreviado como PA, consiste em uma forma de arte digital que produz imagens, sendo que a principal característica destas imagens é que são feitas pixel por pixel, garantindo o controle total do artista sobre a sua arte. Utilizar de ferramentas que editem múltiplos pixels de uma vez faz com que a imagem deixe de ser um Pixel Art e passe a ser um trabalho de design gráfico. Apesar de haverem desavenças, muitos pixel artists (aquele que pratica o Pixel Art) mais experientes também são contra o uso de pixels semi-transparentes, pois a blendagem de cores no caso dos pixels semi-transparentes é feita automaticamente pelo programa, criando a cor resultante das sobreposições aritificialmente, o que independe da habilidade do pixel-artist. Portanto, o autor deixaria de ter o controle total sobre sua obra.

Comunidades sobre Pixel Art

Nas principais comunidades de RPG Maker existem alguns tutoriais sobre o Pixel Art e alguns exemplos, no entanto, não em grandes quantidades. Comunidades voltadas à produção de arte digital, geralmente estrangeiras, como a Deviantart possuem mais tutoriais e exemplos de trabalhos. A Pixel Joint é a comunidade estrangeira mais famosa sobre Pixel Art, ela se destaca por ser voltada somente à este tipo de arte, possuindo milhares de trabalhos, muitos tutoriais e concursos semanais para exercitar as habilidades.

Collabs

Collabs, abreviação de Collaborations (colaborações em inglês), são eventos realizados em comunidades sobre Pixel Art onde vários membros devem ajudar na criação uma única grande imagem, normalmente possuindo um temo especificado por quem inicia o collab. Os membros trocam turnos e na vez de cada um, desenham um novo espaço no desenho, normalmente ligado a outros espaços para dar uma melhor continuação (entretanto, é possível haver eventos onde os membros podem reservar espaços), sendo que membros podem colaborar mais de uma vez, desde que as regras permitam. Um exemplo de um collab é o The Joint, um apartamento de 21 andares com oito quartos e seis varandas por andar, onde cada um desses foi criado por diferentes membros da comunidade Pixel Joint.[1]

Thejoint.png

O primeiro andar do collab The Joint criado com gráficos isométricos. Cada quarto foi criado por diferentes membros.

O Pixel Art no RPG Maker

A principal função do pixel art no RPG Maker é a criação de characters e tilesets. Entretanto, pode-se usá-lo para outras coisas, como a produção de window skins ou janelas/imagens específicas para HUDs. Os formatos comumente usados em imagens feitas através do Pixel Art são o PNG e o GIF, entretanto pelo fato dos RPG Makers não aceitarem imagens GIF (animados ou estáticos) por padrão, o PA voltado ao RPG Maker usa apenas o formato PNG.

Como o RPG Maker tem como principal função simular os jogos de RPG clássicos, da época do Super Nintendo, quase todos os gráficos presentes no jogo são feitos através de Pixel Art, com poucas excessões.

Técnicas e estilos

Pillowshading.png

Exemplo de pillow shading.

Existem várias técnicas conhecidas utilizadas no pixel art, sendo algumas positivas, melhorando a qualidade da imagem e outras negativas, que normalmente são desaconselhadas por aqueles que praticam essa arte, mas que ainda são utilizadas por novatos ou como uma maneira alternativa de criar um efeito diferente. São elas:

Além dessas técnicas, existem também certos sub-estilos utilizados em conjunto do pixel art para criar diferentes tipos de imagens. Cada uma dessas técnicas tem utilidades diferentes, algumas são puramente artísticas, enquanto outras podem ser utilizadas para criar um pseudo-3D, também conhecido como 2.5D. São elas:

Ferramentas

Para a criação de imagens pixeladas, uma miríada de ferramentas está disponível na internet, tanto gratuitamente quanto pago. A ferramenta mais comum, por já vir disponível em todo Windows, é o Paint. Entretanto, o Paint possui somente o básico para a criação de imagens, o que torna ferramentas como o Gimp e o Photoshop preferidos para edições mais avançadas.

Ver também

Referências

  1. The Joint - Iso Apartments (em inglês). Página visitada em 9 de dezembro de 2010.

Ligações externas

  • deviantART (em inglês) - site contendo grande quantidade de recursos relacionados ao Pixel Art
  • Pixel Joint (em inglês) - site contendo tutoriais e exemplos de Pixel Art

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória