FANDOM

Pillowshading

Diferença entre pillow shading e sombreamento normal.

Durante a criação de uma imagem utilizando técnicas de pixel art, é necessário pensar sobre sombreamento. Umas das técnicas conhecidas é o pillow shading (que pode significar sombreamento como em um travesseiro em tradução literal). Essa técnica é mal-vista pelas comunidades que trabalham com pixel art e pixel artists e costuma ser evitada pelos mesmos.[1] Tal aversão à técnica se deve à aparência artificial que a imagem ganha ao utilizá-la, sendo muito difícil conseguir fazer alguma imagem em que o pillow shading encaixe bem. Como ela é muito simples de se fazer, também é associada aos pixel artists mais novatos que a adota em seus primeiros trabalhos, o que fortalece mais ainda a aversão. A técnica consiste em sombrear um objeto como se a luz estivesse batendo bem em seu centro, assim sendo a cor mais clara fica concentrada no ponto central e vai escurecendo em camadas até o canto do objeto.[2]

A origem do termo é desconhecido, mas acredita-se que venha de um filtro que era utilizado em uma versão antiga do programa de edição de imagens chamado PhotoShop.[3]

Ver também

Referências

  1. Pillow Shading (em inglês). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
  2. Shading tutorial (em inglês). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
  3. why is pillow shading called pillow shading? (em inglês). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória