FANDOM

Paleta

Exemplo de uma GUI de uma paleta no Photoshop.

A paleta em seu sentido original é uma superfície plana e rígida na qual o pintor arranja e mistura suas tintas. Esse sentido foi traduzido para a computação e passou a ter dois tipos, a paleta de cores, uma seleção finita de cores utilizada na manutenção de imagens digitais, e a paleta de trabalho, uma interface gráfica que permite ao usuário escolher de uma seleção pré-definida.

Paleta de trabalho ou GUI palette

Paleta Uso

Exemplo de uso de uma paleta para colorir uma imagem.

Esse é o tipo de paleta mais comum quando fala-se no RPG Maker. Ele é utilizado por aqueles que trabalham com pixel art (normalmente chamados de pixel artists) e é utilizado para a criação de charsets e tilesets de uma maneira mais direcionada. Ao lado das imagens sendo trabalhadas ficam dispostos os tons das cores utilizadas na criação da imagem.

Desafios

Certos sites ou indivíduos propõem desafios ou competições, onde os participantes podem usar somente uma paleta limitada, definida pelo criador do evento, normalmente para aumentar a dificuldade ou para impedir que um número grande demais de cores seja utilizado. Nesses desafios é comum que a transparência seja vetada, sendo assim técnicas como dithering seja necessário para criar um sombreamento melhor.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória