Fandom

RPG Maker Wiki

Orca: a lenda dos mares

212páginas nessa wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Orca: a lenda dos mares
Orca title.png
Logo do jogo
Informações do jogo

Criado por

Matt RvdR

País de origem

Flag of Brazil.png Brasil

Idioma(s)

Português

Ferramenta

RPG Maker VX

Gênero

Aventura, RPG

Data de criação

2 de maio de 2009[1]

Data de lançamento

24 de outubro de 2009[1]

Versão

Completo (2.0)

Série

Orca

Prêmios

Premio srm.gif Coroado do Mês 

Sucessor

Orca 2: o mistério de Wakitta

Orca: a lenda dos mares é um jogo de aventura e RPG criado por Matt RvdR usando o RPG Maker VX. O jogo foi iniciado em maio de 2009 e terminado pouco mais de cinco meses depois, em outubro do mesmo ano. O jogo se passa em um mundo fictício, onde quase todo o planeta é coberto por água, salvo algumas ilhas, criadas por Orca, um ser místico com poderes de baleia mágica, podendo criar matéria, vida e dar habilidades a outros seres à vontade.[2]

A primeira demonstração foi lançada no dia 10 de junho de 2009 e até o dia do lançamento de sua versão completa, o jogo foi premiado como o Projeto do Mês pelo Santuário RPG Maker e Coroado do Mês pelo Reino RPG. O jogo foi bem recebido pela comunidade maker e pouco mais de seis meses depois uma nova versão do jogo, chamada de Lil' Quest, foi lançada, consertando uma série de erros presentes no jogo. Essa nova versão não adicionou novo conteúdo.

Enredo

Orca1.png

Cena do jogo onde a lenda da Orca é contada.

O jogo se passa em um planeta fictício semelhante ao planeta Terra, mas coberto por uma quantidade de água bem maior, contendo várias ilhas espalhadas pelo "Grande Mar", nome do planeta. As ilhas desse planeta, assim como seus habitantes, foram criados por uma criatura marítima chamada de Orca. A Orca, com poderes místicos, criou as ilhas e seus habitantes para se sentir menos sozinha. Ela também deu a seus habitantes a habilidade de criar navios e barcos para poderem navegar pelos mares, assim como a Orca. Após tudo isso, a Orca se sentiu cansada e decidiu descansar por um longo tempo, passando a se tornar uma lenda por entre os habitantes do Grande Mar.

O jogo se inicia na casa de Neil na ilha de 'La Whale. Lá, após pegar o bolo de aniversário de sua mãe, se encontra com Beez, outro garoto que mora na ilha, que rouba o bolo. Após uma rápida perseguição pelo bosque, Neil e Beez avistam um navio se aproximando da ilha, eles então decidem investigar. Ao chegar no porto avistam alguns piratas aportarem e usarem a casa de Beez como quartel general. Após ouvirem pedaços de conversa, Neil decide investigar o que eles estão fazendo na ilha e vai atrás deles junto de Beez até o bosque. Lá descobrem que dentro de uma caverna existe um misterioso ovo que Keys, capitão do Bucaneiro Flamejante deseja. Após uma batalha, Neil e Beez ajudam Keys a roubar o ovo. Neil então decide ir atrás deles até o navio para chegar ao fundo dessa história.

Raças

Grande Mar possui três diferentes raças de criaturas racionais, além das irracionais, como peixes e caranguejos. Os humanos são a raça mais populosa entre todas as outras, além de terem a habilidade de sobreviver em qualquer tipo de local usando suas perícias. Os Lil lil's são uma raça muito semelhante aos humanos, sendo que as únicas diferenças são seu tamanho, menores que os humanos, e seu modo de falar, devido ao fato de terem sido os últimos a acolherem a língua geral falada em Grande Mar. Devido ao seu pequeno tamanho, e consequentemente baixa força, os Lil lil's possuem um nível intelectual maior do que as outras raças. A terceira raça são os Marines, a única raça das três que consegue sobreviver debaixo d'água.

Jogabilidade

Orca minijogo.png

Mini-jogo de fogueiras.

O jogo conta com um estilo um pouco diferente da maioria dos RPG. Em Orca, a única maneira de evoluir os personagens do grupo é através da descoberta de "flores do sol". Quando flores suficiente são adquiridas, os personagens irão evoluir para o próximo nível, o que significa que não importa quantas batalhas são realizadas, o personagem dependerá da exploração do mundo para poder ficar mais forte, já que a maioria dessas flores está escondida. O sistema de batalha é lateral e em tempo real. Além de possuir a barra de ação, que depende da agilidade de cada personagem, o sistema também possui uma barra de fúria, que se enche aos poucos cada vez que o herói ataca ou leva um dano. Quando a barra de fúria fica cheia, o herói pode usar uma habilidade especial (com um F+ na frente do nome), o que irá esvaziar a barra.

Orca possui uma grande quantidade de mini-jogos ao longo do jogo que devem ser ganhos para poder progredir com a história. No primeiro mini-jogo, por exemplo, o jogador deve usar bastões de madeira em conjunto de fogueiras encontradas em várias áreas da caverna de 'La Whale para queimar plantas que cresceram no meio do caminho. O jogador deve ser rápido para que a tocha não se apague antes que ele chegue ao objetivo. Além desse, mini-jogos no estilo espionagem e velocidade são encontrados mais à frente. Esses mini-jogos são parte essencial na construção da jogabilidade de Orca - A lenda dos mares.

Recepção

Orca foi bem recebido pela comunidade, em parte devido ao fato do jogo ter sido criado pelo mesmo criador de Angellus: asas do anoitecer. O jogo recebeu o prêmio de Coroado do Mês do Reino RPG em junho de 2009 e, em julho do mesmo ano, recebeu o primeiro prêmio Projeto do Mês em uma votação feita pelos membros do Santuário RPG Maker. O jogo também chegou a ficar em segundo lugar durante duas ocasiões no Projeto de Ouro do Mundo RPG Maker antes de ser completado.[3][4]

Matt, o criador do jogo, considerou esse sendo o jogo que mais marcou sua carreira nas comunidades sobre o RPG Maker, sendo que até hoje comentários são feitos, normalmente com críticas positivas. Esse foi um dos motivos para que uma continuação fosse criada.

Continuação

Crystal Clear app xmag.pngVeja o artigo principal: Orca 2: o mistério de Wakitta
Orca2.png

Imagem de Orca 2.

No começo de julho de 2010 foi anunciado que uma continuação estaria sendo feita, chamada "Orca 2: o mistério de Wakitta".[5] O projeto foi iniciado em junho do mesmo ano mas permanece em pausa, para que o projeto principal, Grimbella: limiar de dois mundos, possa ser focado. A continuação de Orca acontece logo após o final do primeiro jogo, quando a bruxa é derrotada. O estilo gráfico do jogo será completamente diferente, com um ar mais infantil, de acordo com as imagens disponibilizadas até o momento. Entretanto, os sistemas serão bem semelhantes, como nas batalhas, que não trarão experiência, sendo a única maneira de evoluir coletar Flores do Sol.

Referências

  1. 1,0 1,1 Orca - A lenda dos mares no Santuário. Página visitada em 13 de novembro de 2010.
  2. Orca - A lenda dos mares na Hacred Sall. Página visitada em 13 de novembro de 2010.
  3. Projeto de Ouro - Setembro: Resultados. Página visitada em 24 de novembro de 2010.
  4. Projeto de Ouro - Novembro: Resultados. Página visitada em 24 de novembro de 2010.
  5. Orca 2. Página visitada em 22 de novembro de 2010.

Ligações externas


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória