FANDOM

Mensagem vx.png

Como uma mensagem aparece no RMVX.

O comando de evento mostrar mensagem é provavelmente o mais importante e mais usado de todos. Ele é intrínseco a qualquer jogo, seja de RPG ou não. Além do uso de imagens ou de scripts, esse comando é único jeito de mostrar uma mensagem escrita ao jogador, sendo assim a maneira mais comum para a criação de diálogos nos jogos do RPG Maker. Até a chegada do RPG Maker VX, só era possível editar a maneira que a mensagem era exibida através do uso de um segundo comando de evento, opções de mensagem, que deveria ser posto acima de todas as mensagens que se desejava alterar. No RMVX, esse dois comandos foram mesclados em um só, assim facilitando a criação de diálogos mais complexos.

No RPG Maker 2003 era possível dispor faces ao lado das mensagens (através do uso de um terceiro comando de evento). No entanto, no RPG Maker XP essa opção foi completamente removida, fazendo com que, para mostrar faces, fosse necessário o uso de imagens posicionadas no lugar desejado (usando o comando mostrar imagem), o que dificultou a vida dos usuários da ferramenta. Já no VX, essa função não apenas voltou mas, assim como a "opção de mensagens", foi mesclada no "mostrar mensagens", onde é possível definir qual face será mostrada junto da mensagem (em contra partida, não é possível escolher o lado em que a face aparecerá).

Mensagem diferenca.jpg

Na imagem acima é possível ver as diferenças entre cada um dos três principais makers. Em todos os exemplo acima a mesma mensagem será vista pelo jogador: "Au au" no centro sem fundo e com uma face. No evento do RM2K3 e do XP, a imagem do cachorro irá aparecer à direita olhando para a esquerda, enquanto no VX a face irá aparecer à esquerda, único lugar possível usando apenas o sistema de mostrar mensagens.

Ações especiais

Mostrar mensagem ajuda.png

Tela de ajuda (aparece ao pressionar F1) no RPG Maker VX.

Além de mostrar uma mensagem (com ou sem uma face), o sistema de mensagens possui comandos padrões embutidos nele, que permitem criar efeitos dramáticos, mudar a cor do texto e mostrar o valor de variáveis, o que pode ser muito útil. Vale lembrar que é possível prever como a mensagem ficará no Maker XP e VX apertando F2. Alguns comandos diferem de versão para versão, mas os que estão presentes em todas as versões são:

  • "\\": Mostra o caractere "\". Entretanto, é possível exibir esse caractere apenas digitando ele sozinho ou seguido por outro caractere ou letra que não esteja ligado a uma ação especial. Por exemplo, "\oi" irá exibir \oi, enquanto "\gold" irá exibir old;
  • "\c[n]": Troca a cor do texto seguinte a esse comando. As cores vão de 1 a 19;
  • "\n[n]": Mostra o nome do herói referente ao número "n";
  • "\v[n]": Mostra a variável referente ao número "n";
  • "\$" ou "\G": No RPG Maker 2003 e anteriores, o comando "\$" irá mostrar a quantidade de dinheiro que o jogador possui dentro da mensagem. Já nos makers posteriores, o uso de "\G" irá mostrar uma caixa no topo da tela mostrando a quantia de dinheiro que o jogador possui;
  • "\!": faz com que seja necessário que o jogador pressione "enter" para poder ver o resto da mensagem;
  • "\." e "\|": adicionam uma pausa de 1/4 de segundo e 1 segundo onde são postos, respectivamente;
  • "\>" e "\<": irá fazer com que a mensagem dentre esse código exiba instantaneamente. O código de fechamento ("\<") não é obrigatório, ocultá-lo resultará em como se ele tivesse sido escrito no fim da mensagem;
  • "\^": fecha a tela de mensagem sem necessidade do jogador pressionar um botão.
  • "\i[n]": Mostra o ícone referente ao número "n".

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória