Fandom

RPG Maker Wiki

Jargões

212páginas nessa wiki
Adicione uma página

Jargões, no universo maker, são as abreviações usadas pelos usuários do RPG Maker para identificar algum sistema relacionado ao programa, o próprio programa ou algum tipo de recurso. Pode confundir usuários mais novos por alguns se assemelharem.

Lista de Jargões

  • ABS - Action Battle System, sistema de batalha de ação, é uma batalha sem turnos que ocorre no próprio mapa.
  • AMS - Advanced Message System, sistema mais avançado para as janelas de mensagens. Possui mais opções de customização que a janela padrão.
  • ATB - Active Time Battle, é um sistema de batalha dinâmico em que ao invés de turnos, cada personagem espera um tempo e assim que esse tempo termina ele pode realizar uma ação, ao fim da ação tem de se esperar o tempo novamente.
  • BGM - Background Music, se refere à música que é reproduzida ao fundo do jogo, mudam de acordo com a situação, batalhas e mapas, por exemplo, também são usadas para desenvolver bem os sentimentos dos personagens em cenas não jogáveis que retratam a história do jogo.
  • BGS - Background Sound, se refere à efeitos sonoros constantes reproduzidos ao fundo do jogo, como sons de chuva, por exemplo.
  • CBS - Custom Battle System; é um sistema de batalha sem ligações com o sistema original do RPG Maker em que está sendo feito;
  • CMS - Custom Menu System, fala-se de um sistema de menu sem ligações com o original do RPG Maker. Também pode significa Custom Message System, que por sua vez, se refere à sistemas de mensagens diferenciados.
  • DB - Database, banco de dados com informações importantes para o funcionamento do jogo.
  • EABS - Event Action Battle System forma de ABS feita inteiramente por eventos.
  • FBS - Frontal Battle System, os herois são dispostos em primeira ou segunda pessoa, ficando de costas para o jogador ou não aparecendo na tela.
  • FPS - Frames por segundo ou Frames per second, se refere à uma taxa que revela qual a velocidade de atualização das imagens do jogo. Também pode significar First Person Shooter, que caracteriza um jogo de tiro em primeira pessoa na qual o jogador vê apenas a arma que o seu personagem carrega e atira nos inimigos.
  • HUD - Heads Up Display, é a representação visual dos elementos que situam o jogador dentro do universo do jogo.
  • IBS - Isometrical Battle System, é um sistema de batalha em que os personagens aparecem na diagonal, geralmente de costas para o jogador.
  • ME - Musical Effect, trechos musicais curtos usados para dar ênfase à algum acontecimento marcante, vitória de uma batalha, por exemplo.
  • NP - NetPlay, sistema utilizado para a criação de jogos on-line.
  • NPC - Non-playable character, são os personagens secundários em um jogo, que não são controláveis pelo jogador e lá estão para dar continuidade à história.
  • PA - Pixel Art, forma de arte que produz imagens principalmente para criação de characters e tilesets.
  • RGSS - Ruby Game Scripting System, linguagem de programação de scripts baseada na linaguagem Ruby. O RGSS é utilizado no RPG Maker XP, no RPG Maker VX usa-se o RGSS2;
  • RPG - Role Playing Game, nome dado à uma categoria de jogos que possui jogabilidade centrada no raciocínio tático.
  • 2K ou RM2K - Abreviação para RPG Maker 2000.
  • 2K3 ou RM2K3 - Abreviação para RPG Maker 2003.
  • XP ou RMXP - Abreviação para RPG Maker XP.
  • VX ou RMVX - Abreviação para RPG Maker VX.
  • RTP - Run Time Package, é pacotes com gráficos, efeitos sonoros e scripts padrões que serão aplicados num novo projeto.
  • SBS - Side Battle System, sistema de batalha que mostra todos os personagens representados de perfil.
  • SDK - Standard Development Kit, é um pacote de scripts escrito pela Near Fantastica, necessário para o funcionamento de alguns scripts no RMXP.
  • SE - Sound Effect, efeito sonoro, são sons que são reproduzidos uma vez, dependendo do que ocorreu no jogo, são usados em menus para os cursores, batalhas para as habilidades e ataques e em cenas não jogáveis para revelar ações em ou de objetos.
  • SS - ScreenShot, uma captura de tela, é uma imagem que mostra o que se passa na tela de algum computador em algum momento, geralmente mostra jogos ou sistemas em ação.
  • TBS - Tatical Battle System, sistema de batalha por turnos, tático. Nele o mapa é dividido em quadrados e cada personagem pode se mover uma certa quantidade de quadrados, depois realizar uma ação que depende de distâncias entre possíveis alvos e da ação escolhida.
  • UMS - Universal Message System, mais um sistema avançado de mensagens, que possibilita uma maior customização da janela de mensagens padrão.
Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória