FANDOM

Jargões, no universo maker, são as abreviações usadas pelos usuários do RPG Maker para identificar algum sistema relacionado ao programa, o próprio programa ou algum tipo de recurso. Pode confundir usuários mais novos por alguns se assemelharem.

Lista de Jargões

  • ABS - Action Battle System, sistema de batalha de ação, é uma batalha sem turnos que ocorre no próprio mapa.
  • AMS - Advanced Message System, sistema mais avançado para as janelas de mensagens. Possui mais opções de customização que a janela padrão.
  • ATB - Active Time Battle, é um sistema de batalha dinâmico em que ao invés de turnos, cada personagem espera um tempo e assim que esse tempo termina ele pode realizar uma ação, ao fim da ação tem de se esperar o tempo novamente.
  • BGM - Background Music, se refere à música que é reproduzida ao fundo do jogo, mudam de acordo com a situação, batalhas e mapas, por exemplo, também são usadas para desenvolver bem os sentimentos dos personagens em cenas não jogáveis que retratam a história do jogo.
  • BGS - Background Sound, se refere à efeitos sonoros constantes reproduzidos ao fundo do jogo, como sons de chuva, por exemplo.
  • CBS - Custom Battle System; é um sistema de batalha sem ligações com o sistema original do RPG Maker em que está sendo feito;
  • CMS - Custom Menu System, fala-se de um sistema de menu sem ligações com o original do RPG Maker. Também pode significa Custom Message System, que por sua vez, se refere à sistemas de mensagens diferenciados.
  • DB - Database, banco de dados com informações importantes para o funcionamento do jogo.
  • EABS - Event Action Battle System forma de ABS feita inteiramente por eventos.
  • FBS - Frontal Battle System, os herois são dispostos em primeira ou segunda pessoa, ficando de costas para o jogador ou não aparecendo na tela.
  • FPS - Frames por segundo ou Frames per second, se refere à uma taxa que revela qual a velocidade de atualização das imagens do jogo. Também pode significar First Person Shooter, que caracteriza um jogo de tiro em primeira pessoa na qual o jogador vê apenas a arma que o seu personagem carrega e atira nos inimigos.
  • HUD - Heads Up Display, é a representação visual dos elementos que situam o jogador dentro do universo do jogo.
  • IBS - Isometrical Battle System, é um sistema de batalha em que os personagens aparecem na diagonal, geralmente de costas para o jogador.
  • ME - Musical Effect, trechos musicais curtos usados para dar ênfase à algum acontecimento marcante, vitória de uma batalha, por exemplo.
  • NP - NetPlay, sistema utilizado para a criação de jogos on-line.
  • NPC - Non-playable character, são os personagens secundários em um jogo, que não são controláveis pelo jogador e lá estão para dar continuidade à história.
  • PA - Pixel Art, forma de arte que produz imagens principalmente para criação de characters e tilesets.
  • RGSS - Ruby Game Scripting System, linguagem de programação de scripts baseada na linaguagem Ruby. O RGSS é utilizado no RPG Maker XP, no RPG Maker VX usa-se o RGSS2;
  • RPG - Role Playing Game, nome dado à uma categoria de jogos que possui jogabilidade centrada no raciocínio tático.
  • 2K ou RM2K - Abreviação para RPG Maker 2000.
  • 2K3 ou RM2K3 - Abreviação para RPG Maker 2003.
  • XP ou RMXP - Abreviação para RPG Maker XP.
  • VX ou RMVX - Abreviação para RPG Maker VX.
  • RTP - Run Time Package, é pacotes com gráficos, efeitos sonoros e scripts padrões que serão aplicados num novo projeto.
  • SBS - Side Battle System, sistema de batalha que mostra todos os personagens representados de perfil.
  • SDK - Standard Development Kit, é um pacote de scripts escrito pela Near Fantastica, necessário para o funcionamento de alguns scripts no RMXP.
  • SE - Sound Effect, efeito sonoro, são sons que são reproduzidos uma vez, dependendo do que ocorreu no jogo, são usados em menus para os cursores, batalhas para as habilidades e ataques e em cenas não jogáveis para revelar ações em ou de objetos.
  • SS - ScreenShot, uma captura de tela, é uma imagem que mostra o que se passa na tela de algum computador em algum momento, geralmente mostra jogos ou sistemas em ação.
  • TBS - Tatical Battle System, sistema de batalha por turnos, tático. Nele o mapa é dividido em quadrados e cada personagem pode se mover uma certa quantidade de quadrados, depois realizar uma ação que depende de distâncias entre possíveis alvos e da ação escolhida.
  • UMS - Universal Message System, mais um sistema avançado de mensagens, que possibilita uma maior customização da janela de mensagens padrão.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória