FANDOM

HUD

Exemplo de HUD para o RMXP que imita o estilo de HUD dos jogos da série Zelda.

HUD, acrônimo para Heads Up Display, é um método utilizado para mostrar visualmente informações importantes sobre o jogo em tempo real. No RPG Maker a maioria das HUDs mostram a quantidade de vida e de mana do personagem principal, entretanto existem várias HUDs para diferentes gostos e necessidades, que se encontram disponibilizadas nas comunidades de RPG Maker, cada qual mostrando seu conjunto de informações. As HUDs podem ser feitas tanto por eventos quanto por scripts. Para fazê-las por eventos utiliza-se de imagens auxiliares, geralmente pictures produzidas através do design gráfico.

Por scripts pode-se optar pelo uso de imagens ou gerar as imagens através dos próprios códigos, as HUDs que não precisam de imagens geralmente tem um visual mais simples. As informações que uma HUD mostram depende da necessidade do jogo, em jogos on line de RPG Maker, por exemplo, as HUDs são muito importantes, pois mostram informações relevantes sobre a conta do jogador, como nível, vida, mana, dinheiro, experiência, dentre outros. As HUDs também são utilizadas quando o jogo possui algum ABS, para manter o jogador informado de sua situação enquanto batalha contra seus inimigos. Alguns, optam por usar HUDs por simples questões estéticas.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória