FANDOM

Chama-se de Float a classe que representa os números reais no RGSS. Sua superclasse é a Numeric, assim, todas as operações aplicáveis à números são aplicáveis aos Floats. Por possuirem casas decimais, floats são utilizados para alguns cálculos mais precisos, são usados muitas vezes para definir o zoom de alguma imagem, cálculos de coordenadas mais precisos para imagens, cálculos de transição de opacidade de alguma imagem, definir a porcentagem de vida ou de mana de um personagem para HUDs, fazer cálculos que envolvem trigonometria (seno, cosseno, pi), dentre outras funções. É importante lembrar que qualquer número inteiro pode ser convertido através de comandos de conversão para um real e vice-versa, com isso alguns valores que geralmente são inteiros podem tornar-se reais tendo mais precisão, a velocidade dos eventos, por exemplo, pode ter casas decimais para se aproximar mais da velocidade desejada.

Principais operações

Crystal Clear app xmagVeja o artigo principal: Principais Operações em Numerics

Imprecisão

A classe Float é, em muitos casos, imprecisa em operações matemáticas simples. Um exemplo:

0.4 - 0.3      #=> 0.10000000000000003
0.3 * 3        #=> 0.8999999999999999

Isso ocorre porque, ao efetuar cálculos, os valores são transformadas para uma representação binária, que pode gerar dízimas com valores decimais. As dízimas são arredondadas para efetuar a operação matemática, daí uma pequena imprecisão.

0,3 = 0,100110011001100...

Essa imprecisão existe em diversas linguagens e, no caso do Ruby, é herdada do C, linguagem com a qual foi programado seu interpretador.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória