FANDOM

Dbzxp ingame1.png

Dragon Ball Z XP, exemplo de Fan game

Fan-game, Fan Game, ou ainda Fan made game (Jogo criado por fã, em tradução livre) é a alcunha que um jogo ganha caso seja feito em homenagem à algum personagem, história ou jogo famoso, criado por um fã do mesmo. Apesar de serem malvistos por alguns makers mais experientes, alguns motivos servem de incentivo para os makers optarem por criar fan games. Muitas vezes, pela facilidade de se fazer um em relação à um jogo completamente novo, makers novatos optam por esta opção. Diversos são os alvos dos fan games, desde personagens de livros e filmes, como Harry Potter e Percy Jackson, até mangás e animes, como Naruto e Dragon Ball, e, até mesmo outros jogos, como Pokemón e Resident Evil.

Facilidade

Recursos para fangames são facilmente encontrados.
A criação de um fan game costuma ser facilitada em relação à um jogo original por diversos motivos. Primeiramente, não há necessidade da criação de um roteiro completamente novo, pois os personagens já estão prontos, sua personalidade, falas principais, jeitos e costumes, e, por vezes, a história que o jogo seguirá também está pronta. Além do roteiro, é bem comum haver uma grande gama de recursos de personagens famosos, tanto músicas quanto gráficos, assim, muitas vezes o maker também está livre de ter que criar seus recursos. E por fim, quando o alvo do fan game é um jogo famoso, até mesmo a jogabilidade não precisa ser pensada, o maker simplesmente a "copia" do jogo alvo. É interessante notar que há inclusive starter-kits, que são pacotes de programação com a jogabilidade de algum tipo de jogo, de alguns desses jogos.

Polêmica

Há algumas polêmicas em torno da criação de fan games. Uma delas se baseia no seguinte pensamento "por ser mais fácil de fazer um fan game, novatos o fazem com mais frequência, o que resulta em jogos de baixa qualidade." Outra diz que criá-los faz com que a quantidade de jogos originais e criativos diminuam, pois o maker optou por não criar uma nova história com novos personagens ao opter pelo fan game.

Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória