Fandom

RPG Maker Wiki

Evento comum

Redirecionado de Evento Comum

212páginas nessa wiki
Adicione uma página

Os eventos comuns são eventos especiais editáveis apenas através do banco de dados. Apesar de possuírem as mesmas propriedades dos outros eventos, editáveis através da camada de eventos, os eventos comuns tem finalidades diferentes. Presente desde o RPG Maker 2000, os eventos comuns podem ser chamados a qualquer momento no jogo, seja por outros eventos, através do comando Evento Comum, seja por itens que serão usados pelo jogador. Essa diferença permite a criação de sistemas por evento que serão usados em mais de um mapa, como um ABS ou um sistema de contagem de horas, dias e anos.

Funções

Evento comum.jpg

Exemplo de evento comum no RPG Maker VX. Note que não há condição de início.

Um evento comum pode ser programado para ser chamado apenas em ocasiões especiais, pode iniciar automaticamente ou funcionar em processo paralelo ao resto do jogo, bastando escolher a opção na caixa "Condição Inicial" ou "Condição de Início". Caso a segunda ou terceira opções sejam escolhidas, é necessário definir um switch para estar ligado em ordem do evento funcionar.

Ocasiões especiais

Nas ocasiões especiais, o evento comum pode ser chamado nas seguintes maneiras:

  • Por outros eventos: bastando usar o comando de evento de mesmo nome, o editor pode escolher qual evento comum será chamado. Isso é muito útil para caso vários eventos espalhados pelo jogo possuam ações repetitivas para serem realizadas, facilitando o trabalho do editor do jogo. Outro uso é para sistemas globais, onde o sistema deve estar funcionando o tempo todo, em todo os mapas. Dessa maneira não é necessário recriar o mesmo evento várias vezes em cada novo mapa.
Evento.Exemplo.EventoComum1.png

O evento comum chamado poderia ficar assim:

Evento.Exemplo.EventoComum2.png
  • Por itens: quando usado, o item além de realizar os efeitos programados, irá também chamar o evento comum. Essa é a maneira mais simples de se editar livremente o que um item específico fará ao ser usado.

Database.png Este artigo é um esboço sobre o banco de dados do RPG Maker. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória