Fandom

RPG Maker Wiki

Encriptação

212páginas nessa wiki
Adicione uma página

A encriptação é o processo de usar um algoritmo para impossibilitar a leitura de um certo arquivo ou conjunto de arquivos caso a pessoa não possua uma "chave". No RPG Maker (somente a partir do XP para frente) é possível criar discos de jogo encriptados, tornando impossível a leitura ou edição do projeto no editor da versão da ferramenta utilizada para a criação do jogo. Originalmente esse processo não era disponível no RPG Maker 2000 e 2003, mas com o uso de encriptadores externos é possível criar discos de jogos encriptados.

Desde a introdução dos encriptadores, passou a existir os termos "jogo fechado", para jogos encriptados, e "jogo aberto", para jogos não encriptados. Além disso, novos métodos de encriptação foram anunciados desde que a desencriptação começou a se tornar mais comum.

Polêmica

A criação da encriptação fez com que fossem criados os chamados "desencriptadores", programas feitos para poder desencriptar um projeto do RPG Maker, permitindo acessar os gráficos, scripts e projeto em geral (o termo é também usado pejorativamente para descrever quem utiliza essas ferramentas). Como a encriptação é um modo de proteger o projeto de possíveis plagiadores ou para impedir o roubo de gráficos, a desencriptação gerou uma rivalidade entre os dois lados, onde cada um possui motivos para existirem.

De um lado, o uso do encriptador (seja o original do RPG Maker ou não) ou qualquer outro método de defesa é feito para impedir que outros usuários do RPG Maker se apropriem do coisas criadas pelo dono do jogo, que não quer que esses recursos e/ou sistemas sejam distribuídos nas comunidades para uso geral.[1]

Referências

  1. Desencriptar.... Página visitada em 14 de fevereiro de 2011.
Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória