Fandom

RPG Maker Wiki

Editor de scripts

212páginas nessa wiki
Adicione uma página
Editordescripts.jpg

Exemplo de um script base no editor de scripts.

O Editor de scripts permite ao usuário do RPG Maker editar o código RGSS (RGSS2 no caso do RPG Maker VX) que forma a estrutura do jogo. Essa ferramenta só passou a ser acessível após a abertura do código para edição no RPG Maker XP.

Além de poder editar scripts já existentes, como o Game_System ou o Window_Base, é também possível criar novos scripts e adicionar scripts criados por terceiros. Essa ferramenta foi essencial para a evolução do RPG Maker como ferramenta para criação de jogos, já que aumentou o poder que o usuário tinha sobre a ferramenta infinitamente, se comparado com o RPG Maker 2003 ou 2000, onde todos os sistemas tinham que ser criados através de eventos, eventos comuns e processos paralelos.

Características

O editor de scripts funciona como os editores de códigos de programação mais básicos. Possui ferramentas semlhantes à editores de texto comuns, como a opção de desfazer (Ctrl+Z), refazer (Ctrl+Y), a opção de procurar por palavras, caractéres ou frases (Ctrl+F), copiar textos (Ctrl+C), recortar (Ctrl+X) textos, colar textos (Ctrl+V) e deletar textos (Del). Os comandos não encontrados em editores de textos comuns é o de ir para linha (Ctrl+G) e o de substituir (Ctrl+H). No caso, ir para a linha faz o cursor do teclado ir até a linha desejada do script que se está editando. O editor de scripts mostrar linhas enumeradas é algo positivo, pois ajuda muito na hora de relatar e procurar erros. O comando substituir substitui todas as referências no script à um texto desejado por outro texto desejado.

Também existem comandos para manipular scripts inteiros, ao invés de trechos de texto. No caso, são os comandos simples de copiar, colar, recortar e deletar. Os outros dois são: inserir (Insert) serve para criar um novo script e o procurar (Ctrl+Shift+F) funciona de forma semelhante ao procurar simples, entretanto este procura o trecho desejado em todos os scripts presentes no editor, o resultado da busca é mostrado numa lista com todas as ocorrências do procurado.

Além dos comandos, é fácil notar que algumas palavras ficam coloridas no editor de scripts. Tal qual outros editores de códigos de programação, para facilitar a visualização. Os comentários (trechos que não interferem no script e servem apenas para documentação) ficam em verde, as palavras reservadas (palavras com funções especiais, como criação de ciclos, classes, módulos, fechamento dos mesmos, etc) ficam em azul, números ficam em vermelho, textos (Strings) ficam em rosa, o restante (Variáveis e comandos) ficam em preto.

Recuo

Pode-se observar que os códigos têm recuos, ou seja, as linhas estão dispostas em distâncias diferentes da margem do editor, esse recuo é feito automaticamente pelo editor enquanto se digita o script, mas nada impede o programador de o fazer manualmente, ajustando o recuo selecionando o texto e usando Tab para recuar para afastar da margem e Shift+Tab para aproximar. O recuo nos códigos não interfere no desempenho dos scripts, entretanto facilita a leitura dos mesmos, pois separa o script em blocos, seja devido à um ciclo, seja devido à um método de um objeto ou à definição de um objeto novo em si, seja devido à condições. A leitura facilitada auxilia scripters à resolverem problemas de algum possível código defeituoso ou à fazer edições desejadas em um código qualquer com mais facilidade e menos desgasto.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória