Fandom

RPG Maker Wiki

Dithering

212páginas nessa wiki
Adicione uma página
Face com dithering.gif

Exemplo de Pixel Art que utilizou dithering para o sombreamento.

Dithering é uma técnica utilizada no pixel art que tem por objetivo criar uma transição entre duas cores sem a necessidade de uma terceira cor. Tal ato é realizado através da criação de uma faixa "granulada" de pixels que possui, e se situa entre, ambas as cores. Quanto mais próximo de uma cor A, menos pixels da cor B e mais pixels da cor A, a lógica é análoga para os pixels em relação à cor B. Em uma faixa equidistante da cor A e da cor B, a quantidade de pixels de cada cor é próxima. Tal mistura de cores, que pode ser feita através de padrões diferenciados de granulação, cria a impressão de haver terceiras cores ali, graças à forma que os olhos humanos percebem as cores.

Essa técnica pode ser utilizada quando o pixel artist possui uma paleta limitada a sua disposição, seja por causa da baixa resolução requerida pelo programa, seja como um desafio de alguém ou do próprio pixel artist. Também é um bom método para criar transições diferenciadas que geram texturas e/ou contribuem na construção de um relevo para a imagem. O dithering contrasta com o cel-shading, que utiliza um tom de cor posta entre outras duas cores para ajudar na transição.[1]

Dithering.gif

Exemplo de padrões utilizados no dithering para misturar duas cores.

Essa técnica permite que um número menor de cores se mescle melhor, assim como dá um pouco de textura à imagem. Ela, no entanto, não é recomendada para imagens que retratam objetos metálicos, pois ao se usar a granulação para fazer as transições das cores o objeto metálico aparenta possuir ferrugem.

Ver também

Referências

  1. Dithered Shading (em inglês). Página visitada em 6 de dezembro de 2010.
Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória