FANDOM


Um clichê (do francês cliché) é uma expressão, ideia ou elemento de uma obra de arte que teve seu uso saturado ao ponto de perder seu sentido ou efeito original, se transformando assim em um estereótipo. O termo é frequentemente utilizado na cultura moderna para uma ação ou ideia que é esperada ou prevista, baseado em um evento anterior. Tipicamente com sentido pejorativo, clichês não são sempre falsos ou imprecisos; um clichê pode ser ou não verdade. Na ficção, o clichê pode ser usado para efeitos cômicos.

Um clichê é normalmente uma descrição vívida de uma abstração que depende na analogia ou no exagero para gerar efeito, normalmente surgindo de experiências diárias. Usado com moderação, o clichê pode vingar. Entretanto, seu uso na escrita ou fala é geralmente considerado como falta de experiência ou originalidade.

O clichê no RPG Maker

Cliche chart

Uma tabela comparando os clichês das mais famosas séries de RPG eletrônico.

Por ser uma ferramenta de amplo uso e facilidade, as histórias criadas para jogos de RPG Maker estão suscetíveis a um grande número de clichês de histórias de RPG. Por ser de fácil utilização, muitos novatos na área de criação de jogos ou pessoas jovens no geral, ao criarem novas histórias, acabam utilizando um grande número de clichês que são normalmente encontradas em outras histórias semelhantes, como a missão do herói em derrotar o vilão e salvar a princesa.

Devido a esse grande número de clichês, histórias ou jogos que sofrem de alguns deles (normalmente os maiores como o citado anteriormente) são mal-vistos pelo resto da comunidade e normalmente são "atacados" por outros membros. Existem, entretanto, alguns jogos que utilizam o clichê como uma maneira de criar um jogo cômico.

Os principais clichês

Por terem maior papel na história de um jogo, os principais clichês caem quase sempre no heroi e no vilão e na relação bem-mal. Na maior parte das vezes, o heroi será um ser alinhado ao bem enquanto o vilão será alinhado ao mal ou ao caos, sendo que o alinhamento de qualquer um deles pode ter vindo de berço (uma criação que os fez querer ser assim) ou por ocasião (algum acontecimento os fez passar a aquele alinhamento). Devido a esses alinhamentos contrários, será sempre o objetivo do heroi impedir que o mal realize seus planos, enquanto o do mal é sempre de tentar dominar à força algum reinado ou região.

Clichê como comédia

Apesar de ser considerado falta de experiência ou originalidade, o clichê é algumas vezes utilizados nas histórias de maneira humorística. Jogos como Alex e o Templo Perdido ou web comics como The Order of the Stick usam os clichês mais conhecidos com o intento de criar situações cômicas, normalmente (e principalmente nos dois exemplos citados) onde os personagens da história sabem que estão vivendo um clichê, e irão normalmente comentar como isso é um clichê e não deveria ser utilizado.

Outro exemplo do uso do clichê na comédia é tentar procurar situações consideradas clichês (como o encontro de dois irmão gêmeos separados quando crianças) para então poder tentar prever como o resto da história será. Na série Order of the Stick, um dos personagens que tem como classe bardo, baseia todas as suas decisões tentando seguir o máximo de clichês possíveis, assim sabendo o que irá acontecer nas situações. Por exemplo, em uma cena ele pede para que dois NPC não digam a frase "Eu irei segurá-los enquanto você correm" (ver imagem abaixo), pois todos os personagens em filmes e histórias que dizem isso morrem tentando salvar o resto do grupo. Isso permite criar situações inesperadas, onde, ao invés de seguir com o clichê, os personagens tentarão evitar o que lhes prejudica e fazer o que lhes ajuda.

Cliche joke

Exemplo de previsão do roteiro baseado em clichês.Fonte

Ver também

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória