Fandom

RPG Maker Wiki

Chamar Script

212páginas nessa wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Chamar script.jpg

A janela do comando Chamar Script, no RMXP.

Chamar Script é um comando de evento exclusivo dos makers XP e VX, pois são os únicos que permitem a livre edição do código do jogo e seus scripts, que utilizam uma língua chamada RGSS (o RPG Maker VX utiliza o RGSS 2). Esse comando permite que o criador do jogo utilize comandos do RGSS através de eventos no mapa ou eventos comuns para criar sistemas mais complexos. A funcionalidade deste comando é idêntica ao comando eval do RGSS, no caso, tudo que o maker digita dentro do Chamar Script é convertido em uma string que o eval interpreta e converte para comandos. Visto que esse comando faz parte dos comandos de eventos a classe em que o eval ocorre é a Interpreter, ou seja, todas as variáveis locais e métodos da classe Interpreter, além das variáveis globais, podem ser acessadas através do Chamar Script.

Em outros locais

O comando Chamar Script pode ser encontrado não apenas nos comandos de eventos, como dentro do comando Mover evento e dentro de Condições. Em condições a classe em que o eval ocorre também é a Interpreter, sua diferença do Chamar Script comum é que o código tem que retornar um boolean, ou seja, deve ter a estrutura de uma condição. Dentro de mover evento a classe em que o eval ocorre é a Game_Character, o que implica que todas as variáveis locais e métodos da classe Game_Character podem ser acessadas pelo seu Chamar Script.

Wiki letter w.svg.png Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.  Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória