FANDOM


2009l

Logo da ferramenta.

O RPG Maker 2009 Ultimate (RPGツクール2009 Ultimate RPG Tsukūru 2009 Ultimate?) é uma ferramenta independente (que não possui ligações com a Enterbrain nem com ASCII) que tem como principal objetivo melhorar as funcionalidades já existentes do RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003, assim como do RPG Maker 2000 Value!, e também adicionar novas funcionalidades sem alterar o executável do jogo. O RPG Maker 2009 está sendo desenvolvido por David Trapp, conhecido pelo apelido de Cherry. A versão mais recente, 0.15 alpha, foi anunciada no dia 14 de novembro no site oficial de David.[1]

Funcionalidades

New database

Novo banco de dados do RPG Maker 2009 Ultimate.

O RPG Maker 2009 Ultimate introduziu uma série de novas funcionalidades aos RPG Makers 2000 e 2003, todas elas adicionadas a pedido dos usuários dessas ferramentas.[2] Uma dessas funcionalidades, que pode ser vista logo ao abrir um projeto com essa ferramenta, é o painel de ferramentas, onde ficam os tilesets e a hierarquia dos mapas, que deixou de estar portado no canto da tela para ser móvel. Outra mudança visível é o banco de dados, que ganhou uma nova cara e ficou mais organizado.

Além das mudanças visuais, houveram várias mudanças no modo como o projeto é editado, sem nunca alterar no executável do jogo, um dos propósitos dessa ferramenta. Uma dessas mudanças foi a adição de eventos secretos, que podem ser editados apenas após a verificação de uma senha, para permitir que os usuários possam esconder certos sistemas por eventos que não querem ser roubados (apenas um evento secreto está disponível por mapa, entretanto). Outra mudança nos eventos é que nele cada tipo de comando de evento possui uma cor diferente, para ajudar na leitura e edição de eventos mais complexos, além de existir a opção de "expandir" a tela de edição de eventos.

Algumas das outras funções adicionadas foram:

  • Suporte a múltipla instâncias do mesmo programa sem conflitos;
  • Troca de fontes, removendo um bug na fonte do RPG Maker 2003;
  • "Feramentas do Usuário", que permite o usuário colocar atalhos para ferramentas de interese;
  • Suporte para o uso de sub-pastas nos recursos;
  • Novo tipo de animação para o charset "Sem passos ao se movimentar".

Editor de cor do tema

A ferramenta possui embutida um editor de cores que permite o usuário escolher quais cores cada comando de evento possuirá. Por padrão o sistema usa o tema presente durante a instalação, mas é possível salvar suas preferências em um arquivo de extensão *.ini e assim distribuir para outros usuários utilizarem.

CGSS

Apesar de ainda não ter sido implementado no RPG Maker 2009, o CGSS é um projeto paralelo de Cherry que tem como objetivo permitir o uso de scripts nos makers 2000 e 2003, assim como acontece no VX e XP com o RGSS2 e RGSS, respectivamente. O CGSS (acrônimo para Cherry Game Scripting System) usa a linguagem de programação Lua. Atualmente existe uma versão de testes com esse sistema disponível na página do projeto, além de dessa língua poder ser utilizada com o PowerPatch.

Ver também

Referências

  1. RPG Maker Ultimate 2009 v0.15 released! (em inglês). Página visitada em 30 de novembro de 2010.
  2. RPGflag.nl: Foreign aid unwanted? (em inglês). Página visitada em 29 de novembro de 2010.

Ligações externas

Rm2k Este artigo é um esboço sobre um maker. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória