FANDOM


O banco de dados, ou database em inglês, é o local onde são editadas as opções básicas do sistema do jogo. Desde os heróis que serão utilizados pelo jogador até qual será a música tocada ao morrer. Tudo é editado no banco de dados, sendo que cada seção é separada apropriadamente por abas. Cada RPG Maker possui um database com abas própria e opções diferentes para mudar. Talvez o que tenha mais abas seja o RPG Maker 2003, já que possui seções extras para edição do sistema de batalha lateral, único entre as ferramentas da série. Todas as informações básicas presentes vem do RTP. O banco de dados é uma importante seção para se editar, pois muitas das características do jogo estão lá, então para tornar o jogo mais único é necessário adicionar criatividade. Algumas das abas básicas são:

  • Personagens
  • Classes
  • Itens
  • Inimigos
  • Status
  • Tilesets/Chipsets
  • Eventos Comuns
  • Sistema

Cada seção permite a edição relacionada ao seu nome. Enquanto na aba Personagens são editadas as características básicas, como o gráfico e a curva de nível, na aba Status são editados os estados, como morto ou envenenado.

Abas

Personagens

Aba personagens.JPG

A aba de personagens no RPG Maker XP.

Aqui são editadas as características básicas de cada herói existente, tendo sido criado pelo jogador ou não. Pode-se editar o gráfico do heroi, aquele com o qual será visto no mapa durante o jogo. Além disso existe também o gráfico de batalha, que será visto quando em uma luta com seus inimigos. Pode-se alterar também o nome e a classe do personagem, lembrando que em alguns makers, a classe não interfere em nada, sendo apenas algo visual. Na seção parâmetros estão os níveis de curva do herói, que mostram qual será o valor de cada atributo do herói em cada nível.

Por último, é possível também editar quais serão as armas iniciais do herói e se elas são fixas (impossíveis de serem removidas por métodos comuns) ou não. No lado esquerdo dessa seção, encontra-se uma lista com todos os personagens existentes. Para aumentar o número, basta aumentar o número máximo de heróis. Para criar um novo herói, deve-se ir até um dos números que estejam vazios (por exemplo: "010: ") e começar a editar do zero o herói.

Classes

A seção de classes define quais serão as classes que poderão ser usadas pelos personagens. A classe que cada personagem terá é escolhida na aba Personagens, mas o nome e todo o resto permanece na aba Classes. Basicamente, pode-se decidir quais das armas, armaduras e itens já existentes no banco de dados que poderão ser usadas por cada classe. Além disso, pode-se definir quais serão as habilidades aprendidas ao longo dos níveis evoluídos.

Outra coisa que é editável é como cada atributo terá efeito no personagem pertencente àquela classe. Entre os efeitos estão cegueira, morte, confusão e mudez, enquanto que entre os Atributos estão água, fogo, cajado, entre outros.

Itens

A seção dos itens é mais editável que as anteriores, tendo como opção poder editar qual o preço do item, quando pode ser consumido, se ativa algum Evento Comum, quem afeta, qual animação ao ser usado e valores básicos como dano e dispersão. Assim como nas outras abas, basta escolher o número máximo de itens para poder criar novos, sendo o máximo 999. Diferentemente dos outros gráficos, os itens possuem tamanho de 20px por 20px.

Inimigos

Database1.jpg

Aba de inimigos no RPG Maker VX.

Na aba de inimigos, é onde os inimigos são criados. É importante frisar que não é nessa aba que o grupo que os heróis irão encontrar para batalhar são decididos nessa aba, mas sim na aba Grupos Inimigos. Cada inimigo possui seus próprios atributos e valores, sendo assim possível criá-lo como se fosse um herói fixo em um certo nível. Em adição é possível escolher qual item será dado aos jogadores quando o monstro for derrotado e a porcentagem disso acontecer. No quadro de ações, único em relação às outras seções, escolhe-se o que o inimigo pode fazer durante a batalha e qual sua prioridade em fazer isso. Quanto maior a prioridade em relação às outras ações, maior a chance de ele fazer aquilo e vice-versa.

Status

Na aba status são encontrados os efeitos que os personagens, incluindo os inimigos, podem sofrer durante uma batalha ou um evento especial no meio do jogo. Entre eles estão: Morto, veneno, cegueira, mudez, confusão, sono, paralisia e tontura, além dos alteradores de atributo (como agilidade+ ou força-). Cada personagem e vilão possuem, ou não, uma disposição a serem afetados por certo status ou resistirem ao mesmo. É possível criar novos efeitos e decidir o que ele irá causar, como mudança de atributos mudar precisão do personagem, e qual será a frase que irá aparecer assim que o personagem receber aquele efeito.

Tileset/Chipset

Todos os quadrados usados na criação do mapa estão presentes aqui para edição. O único RPG Maker que não possui essa aba em seu Database é o RPG Maker VX, neste os tilesets são editados na própria tela de edição de mapas. O RPG Maker VX é também o único com um número fixo de tilesets usáveis pelo maker, enquanto que os outros possuem um número muito grande de espaço para armazenar novos chipsets.

Nos makers que possuem a aba, pode-se editar a passabilidade do terreno (X para impassável, O para passável e uma estrela para mostrar que o jogador irá passar por debaixo to tile), o tipo de terreno que aquele específico tile corresponde (isso é usado para definir qual será o fundo da batalha caso ela ocorra), a direção e os Autotiles, que são os tiles que se encaixam automaticamente.

Eventos Comuns

Crystal Clear app xmag.pngVeja o artigo principal: Eventos comuns

A aba de eventos comuns é parecida com a tela de edição de um evento, com algumas pequenas diferenças. Ao lado esquerdo estão presentes todos os eventos comuns criados pelo jogador, cada qual com seu devido nome e número de identificação. No centro, na parte de cima, encontram-se 3 caixas, a primeira é para editar o nome. A segunda define quando o evento irá começar a funcionar e a terceira define uma switch como pré-condição para tal evento funcionar. Logo abaixo está um grande quadrado branco, onde as ações dos eventos são inseridos, bastando clicar 2 vezes onde deseja colocar a ação.

Sistema

A aba de sistema é essencial para a edição e customização do jogo. Nessa aba são encontradas definições básicas da jogo, tais como o título do jogo, qual som será em momentos importantes do jogo, como quando se entra em um INN ou ao fim de uma batalha. Nos makers anteriores ao VX, pode-se editar também o vocabulário do jogo, como o nome da moeda corrente, o nome dos atributos básicos dos heróis e suas abreviações. No Maker VX é necessário editar isso na aba Vocabulário.


Database.png Este artigo é um esboço sobre o banco de dados do RPG Maker. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória