RPG Maker Wiki
Advertisement
Botões do modo de testes no RPG Maker 2003

O modo de testes (debug mode em inglês ou modo de depuração em tradução literal) é uma função permitida pelo botão testar jogo, presente em todas as ferramentas da série RPG Maker. Esse modo de jogo permite que o jogador possa ver como o jogo reage durante um jogo normal sem ter que criar um disco de jogo. Para testar o jogo, basta apertar no botão com a aparência de um triângulo, representando um botão de play. É também possível testar o jogo apertando F12 (F9 no RM2k/2k3). Caso o jogador não tenha posto uma "Posição Inicial" para o personagem, o jogo irá acusar um erro e cancelar o teste. Até o RPG Maker 2003 era possível escolher se o jogo no modo de testes possuiria uma tela título ou não. Outra coisa possível de se escolher ao iniciar o modo de testes é se o jogo será jogado em tela cheia ou não, apesar dessa opção não estar presente no RPG Maker XP.

Funções[]

Durante o jogo de testes, o jogador pode realizar ações que em um jogo normal não seriam possíveis, para que o criador do jogo possa descobrir onde estão possíveis problemas do jogo, assim como passar por certas áreas mais rapidamente, sem ser atrapalhado por monstros e outros objetos. Uma das funções permitidas pelo debug mode é a de atravessar objetos e outros eventos, atingida ao pressionar o botão CTRL. Enquanto esse botão estiver pressionado, o jogador terá liberdade para atravessar qualquer lugar que normalmente serviria como um bloqueio, permitindo que o jogador possa ver certas áreas do jogo sem ter que realizar missões para poder abri-la.

Debug variavel

Exemplo do menu de variáveis no debug mode.

Outra função é o menu de switches e variáveis, aberta com o botão F9. Esse menu dá acesso ao jogador um menu com todas as variáveis e switches presentes no sistema do jogo, permitindo que ele possa ligar ou desligar elas à vontade, assim como alterar o valor das variáveis para mais ou para menos. Essa função permite que certas funções do jogo sejam testadas em ambientes controlados pelo jogador, permitindo que ele descubra quaisquer problemas que venham a acontecer.

Essas duas funções em conjunto permitem que o jogador, chamado muitas vezes de tester, quando o mesmo não é o próprio criador do jogo, possa levar todos os sistemas e eventos do jogo ao extremo, testar todas as possibilidades e situações que um jogador comum poderia tentar, assim prevenindo que o jogador sofra o problema de encontrar bugs durante o jogo.

O Debug mode também permite conferir a taxa de frames por segundo (abreviado por FPS) do jogo, em tempo real, ao apertar o botão F2. (função implementada a partir do RMXP). Essa taxa revela o quão rápido está o processo do jogo, em outras palavras, permite conferir numericamente o lag presente no projeto em questão. Assim, em partes que a FPS cair bruscamente o maker pode rever scripts e/ou eventos para amenizar o lag. O adequado para jogos de RM é que a taxa de frames por segundo sempre fique bem próxima da taxa padrão de cada RPG Maker. São elas 40 FPS no caso do RMXP e 60 FPS no caso do RMVX.

Simulação de batalha[]

Além de ser possível testar o jogo inteiro, é também possível testar apenas a batalha contra um grupo de inimigos específicos, seja para testar equilíbrio, seja para testar eventos de combate. O teste de combate é feito no banco de dados, na aba "Grupos Inimigos" e está presente desde o RPG Maker 2000.

Scripting[]

A variável $DEBUG ($TEST no RMVX) tem seu valor alterado caso o jogo seja executado no modo de debug. Ela é usada, por padrão, para ativar a Scene_Debug e para liberar a passabilidade no mapa, mas, com ela, é possível criar novas funções de debug para o jogo, usando uma simples operação condicional.

Edit & Play[]

Edit and Play é um script para o RPG Maker VX e XP que permite que o jogador possa editar o jogo enquanto jogo no modo de teste, assim qualquer edição será transferida para o jogo de testes. Apesar de ser usado inicialmente para permitir a rápida edição e correção de problemas de um jogo em criação, ele também pode ser usado na jogabilidade, dando ao jogador um maior livre arbítrio, criando um tipo de sandbox rudimentar. Um jogo que utiliza esse script como um meio de aumentar a jogabilidade é Kamih: A Estrela Divina, que serve como tutorial para ensinar a novatos como mexer no RPG Maker VX.

Advertisement