FANDOM

Santaclaus.jpg

Imagem mostrando o arquétipo do papai-noel: um velho com um robe vermelho carregando um saco de presentes.

Um arquétipo é um modelo original de pessoa, exemplo ideal, ou um protótipo usado como cópia, padrão ou emulado por outros; um símbolo universalmente reconhecido por todos. Na psicologia, um arquétipo é um modelo de pessoa, personalidade ou comportamento.

Na análise de personalidade, o termo arquétipo é normalmente utilizado para significar:

  1. Um estereótipo - um tipo de personalidade observada inúmeras vezes, especialmente uma simplificação de tal tipo;
  2. Um epítome - um tipo de personalidade exemplificado, especialmente o "melhor" de tal tipo;
  3. Um termo literário para expressar detalhes.

O arquétipo se refere à versão genérica de uma personalidade. Nesse sentido, a "figura materna" pode ser considerado um arquétipo e pode ser identificado em vários personagens que possuem características distintas (não-genéricas).

Etimologia

A palavra "arquétipo" provém do substantivo latim archetypum, latinalização do substantivo grego ἀρχέτυπον (archetupon) e do adjetivo ἀρχέτυπος (archetupos), significando "primeiro modelado", o qual é um composto entre ἀρχή (archē), "começo, origem" + τύπος (tupos), entre outros "padrão, modelo, tipo".

Ver também

Quill and ink.svg Este artigo é um esboço sobre a criação de roteiros. Você pode ajudar a Makerpédia expandindo-o.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória