FANDOM

O antagonista (do grego ἀνταγωνιστής - antagonistes, "oponente, competidor, rival") é uma espécie de vilão que toda história deve possuir. O vilão é aquele que deve enfrentar o protagonista, ou o herói, de maneira a dificultar sua chegada ao fim de sua jornada. Apesar disso, é muito comum a jornada do heroi terminar somente com a derrota do vilão, que pode ter sido a causa de estragos na vida do heroi direta ou indiretamente, como a morte prematura de um ente querido em uma batalha com um dos capangas do vilão.

Apesar de na maioria das histórias de jogos o antagonista ser uma pessoa, isso não é obrigatório. Ele não precisa ser necessariamente uma pessoa ou até mesmo um ser vivo, qualquer coisa que funcione como um obstáculo para o protagonista pode ser considerado o vilão, desde que este seja o obstáculo máximo, criando assim o clímax da história no confronto. Por exemplo, caso o heroi possua uma doença que o impeça de fazer certas coisas e, por causa disso, tenha dificuldades de realizar um objetivo, essa doença pode ser considerada seu vilão. Em jogos futuristas, o vilão pode ser uma máquina, por exemplo, e por vezes o vilão não é apenas um, mas um grupo de seres ou coisas que estão unidos por um objetivo o qual o herói é contra. Muitas vezes o vilão de um anti-herói é si mesmo.

Antagonista invisível

AF cover

Capa do livro Animal Farm, com os dizeres: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros."

Quando o antagonista de uma história não é um ser vivo, como o caso do vilão, ele é chamado de antagonista invisível. Nesse caso, o rival do protagonista pode ser tanto uma ideologia quanto sua própria missão. No caso de uma ideologia como antagonista existe a história A Revolução dos Bixos, onde um grupo de animais se rebela contra seu mestre capitalista para criarem sua própria sociedade comunista. Porém, a medida que os dias passam, o grupo de animais se vê cada vez mais longe de sua utopia e mais perto de voltarem a serem um capitalismo, apenas com diferentes líderes. Nesse caso o antagonista é a ideia da corrupção existente no comunismo.

Outros antagonistas invisíveis incluem os sentimentos dos personagens, principalmente do protagonista, como o medo, ou a paixão cega. Em história da guerra do Vietnã, o inimigo mais comum não são os vietcongs, mas sim a loucura causada pela morte de aliados e pela violência presente no conflito.

Estereótipos

Villain

Um vilão típico.

Um antagonista muito comum é o clássico vilão, aquele que normalmente tem como único propósito atrapalhar a vida do heroi, não importa de que maneira ou quais os custos. Esses tipos de vilões não possuem escrúpulos e muitas vezes irão destruir qualquer um que entre em seu caminho. Em muitas ocasiões, isso se deve pois o vilão e o heroi possuem um certo tipo de ligação, como o vilão ter sido "criado" por causa de alguma ação feita pelo heroi e vice-versa. Em muitas histórias, como no jogo "Breath of Fire IV", o vilão é um partição da alma do heroi, criando uma forte ligação entre os dois que faz com que seus caminhos estejam entrelaçados.

Além disso, existem os vilões que têm como objetivo a destruição ou conquista de algo, como um reino ou o próprio mundo. Através de engenhosos e maquiavélicos planos, eles tentam atingir seu objetivo com a ajuda de seus capangas, sendo que são sempre impedidos pelo heroi.

Capangas

A maior parte dos vilões dos jogos possuem capangas. Capangas são criaturas, servos ou empregados que, por algum motivo sombrio ou excuso, se juntaram ao vilão e fazem tudo que ele pede. Capangas podem ser escravos do vilão, que devem fazer tudo o que ele manda, caso o contrário morrerão ou serão torturados. Capangas podem também ter se juntado por livre e espontânea vontade, por acharem que o vilão possui a razão, ou apenas por gostarem do caos.

Os capangas normalmente são completamente obedientes, ao ponto de morrerem em nome do vilão. Normalmente os capangas são seres de aparência tão distorcidas quanto a de seu mestre. Em certas ocasiões, eles talvez mudem de lado, após serem derrotados pelo heroi ou após perderem a crença no vilão. É comum em muitos jogos o herói ter de derrotar os capangas antes do confronto final contra o vilão.

Outras wikis da Wikia

Wiki aleatória